VISUAL MERCHANDISING: a Vitrine e sua Influência no Comportamento do Consumidor

Myvrian Hazy Braga de Araujo, Henrique César Melo Ribeiro, Elaine Pontes Bezerra

Resumo


A exposição dos produtos e seu visual no ponto de venda são ações realizadas pelo visual merchandising, que busca dar visibilidade aos produtos e influenciar o comportamento do consumidor, sendo a vitrine, uma das ferramentas do visual merchandising. O objetivo geral do presente estudo é entender como as ações do visual merchandising aplicado na vitrine buscam influenciar o comportamento do consumidor. No referencial teórico estão explanados os seguintes temas: Marketing e Varejo, Merchandising e Visual Merchandising, A Vitrine, Comportamento do Consumidor e Percepção Visual do Consumidor. Quanto à metodologia a pesquisa é qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa, bibliográfica, documental e estudo de casos múltiplos, pois foram entrevistados profissionais responsáveis pelo visual merchandising e vitrine de três lojas de departamento de roupas e acessórios. A análise e discussão possui triangulação dos dados por meio de observação, entrevista e documentos de websites. Os objetivos da pesquisa foram atingidos, pois, os resultados encontrados mostram que as lojas buscam se comunicar com seus consumidores por meio da vitrine, despertando o desejo pela compra de determinados produtos e, ainda, focam no público-alvo, mediante treinamentos e estudos acerca do visual merchandising e da vitrine.

PALAVRAS-CHAVE: Visual merchandising. Comportamento do Consumidor. Vitrine.


Palavras-chave


Visual merchandising. Comportamento do Consumidor. Vitrine.

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed25668

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