O ensino de Filosofia na Educação Básica

Raimundo Rodrigues da Silva

Resumo


O presente artigo intitulado o ensino de filosofia na educação básica versa sobre o ensino de filosofia, mais especificamente nas escolas de educação básica. O assunto é voltado para a presença da filosofia na educação, aquela articulada e determinada pelas políticas educacionais, e questionada sobre sua forma de contribuição para a vida cotidiana de nossos jovens estudantes. A questão que se aborda é se ensino de Filosofia está mais interessado em transmitir conhecimentos e saberes poucos ou menos especificados, seguindo este modelo de sociedade que só considera o direito de existir ao que tiver alguma finalidade prática, visível e de utilidade imediata. Questiona-se o que deve ser ensinado, como deve ser ensinado, como deve ser aprendido e qual utilidade terá. Para alguns autores consultados, algumas respostas são possíveis para o problema em estudo, pois para muitos deles, no nosso atual contexto educacional, o que vemos é uma filosofia deslocada das nossas realidades. Supõe-se que aquilo que ora vemos é uma didática filosófica voltada para a erudição, ora para o exercício da cidadania, ou apenas como um conteúdo a mais complementando currículos. O presente artigo discute o papel e o sentido da filosofia na educação básica, seus métodos, e seus entraves, e como a disciplina tem contribuído para um conhecimento critico e social das pessoas e da sociedade como um todo.


Texto completo:

PDF