REVISTA ZABELÊ- DISCENTES PPGANT/ UFPI

A Revista Zabelê - Discentes PPGANT/UFPI é uma publicação semestral organizada por estudantes do Programa de Pós - Graduação em Antropologia da Universidade Federal Do Piauí. O objetivo é fomentar a divulgação e a produção do conhecimento do debate antropológico e nas demais áreas das ciências humanas e sociais. A revista tem como escopo publicar produções acadêmicas de estudantes, pesquisadores e profissionais em dossiês temáticos organizados por pesquisadores dos diferentes estratos acadêmicos ou de temas livres. Assim, a Revista Zabelê aceita artigos, resenhas, traduções e entrevistas em fluxo contínuo.   

 


CHAMADA PARA O DOSSIÊ: RACIALIDADES: A PRODUÇÃO DE CONTRADISCURSOS

A Revista Zabelê- Discentes PPGANT/UFPI tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para colaborar com a submissão de trabalhos originais, artigos e resenhas, no dossiê que contempla a temática Racialidades: a produção de contradiscursos. 

Reflexões sobre relações raciais se apresentam como parte constituinte dos estudos da antropologia brasileira. Interesses sobre manifestações culturais de populações negras e indígenas representam um dos eixos históricos mais produtivos, tanto é que a institucionalização da disciplina acompanha a formação discursiva do que é ser negra/o e o que é ser indígena, como a fábula das três raças e o mito da democracia racial no Brasil.


Em tempos hodiernos, o que se observa é a constituição de contradiscursos raciais, como as chamadas Epistemologias do Sul, processos de aquilombamento, narrativas e reescritas indígenas que se apresentam como frente de formação discursiva e ontológica contra as classificações, esteriótipos e estigmatizações que deixavam sujeitos racializados negros/as e indígenas à margem.


Destacamos, assim, a importância de abrir espaços para a continuidade e visibilização de escritos, concluídos ou em andamento, que abarque esse campo de estudos tradicional nas ciências sociais, em especial no âmbito da antropologia. Nossa proposta com esse número temático é acolher artigos numa perspectiva interseccional e interdisciplinar. Desta forma, abrimos esta edição para as diversas possibilidades que podem agregar as discussões envolvendo relações raciais: racismo, gênero, xenofobia, intolerâncias, sexualidades, educação, religiosidades, corpo, saúde, políticas públicas, etnicidade, ontologias combativas, mulherismo africana, e outras que atravessem mais explicitamente as populações negras  e indígenas como contradiscursos afro, indígenas e a amefricanidade.


Com o prazo para submissão até 22 de setembro de 2021.


 

Ir para notícias com descrição do Dossiê: https://revistas.ufpi.br/index.php/REVIZAB/announcement

Ir para submissão online: https://revistas.ufpi.br/index.php/REVIZAB/about/submissions#onlineSubmissions

 

Notícias

 

PRORRAGADO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: Prorrogação do prazo para envio de trabalhos para o dossiê "Racialidades: a produção de contradiscursos"

 
Comunicamos que o prazo de submissão de trabalhos para o dossiê "Racialidades: A produção de contradiscursos" foi prorrogada até 15 de novembro de 2021.  
Publicado: 2021-10-25
 

CHAMADA PARA O DOSSIÊ: RACIALIDADES: A PRODUÇÃO DE CONTRADISCURSSOS

 

A Revista Zabelê- Discentes PPGANT/UFPI tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para colaborar com a submissão de trabalhos originais, artigos e resenhas, no dossiê que contempla a temática Racialidades: a produção de contradiscursos. 


 
Publicado: 2021-06-29 Mais...
 

CHAMADA PARA O DOSSIÊ: Prorrogação do prazo para o Dossiê Antropologia Norte e Nordeste

 
Foi prorrogado o prazo de submissão de artigos e resenhas para o Dossiê Antropologia Norte e Nordeste, estará aberta a chamada até o dia 23 de março.  
Publicado: 2021-02-24 Mais...
 
Outras notícias...

v. 2, n. 1 (2021): ANTROPOLOGIA NORTE E NORDESTE


Capa da revista